Razões para consumir biológico

1 – Qualidade nutritiva, pois os produtos de agricultura biológica, têm mais vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas, ou seja, mais nutrientes em geral.

2 – Não têm qualquer tipo de aditivos, pesticidas, ou adubos sintéticos, deste modo são altamente benéficos para a saúde e muito especialmente para o equilíbrio e sanidade dos recursos Naturais. Sabe-se sobejamente também, que a ingestão de produtos químicos da agricultura está bastante relacionada com a existência de várias doenças graves actuais (e menos graves) .

3 – São fomento á Biodiversidade, equilíbrio e manutenção dos ecossistemas Naturais– A Agricultura Biológica pelas suas técnicas e filosofia, é benéfica para a diversidade, quer agrícola, quer Natural. Tem um importante contributo para o controlo do aquecimento global, por usar menos energia e prescindir de práticas e sistemas industriais nocivos.

4 – O sabor– Ao manter as caracteristicas das variedades locais, a sanidade e fertilidade dos solos e da água e também pelo modo de produção mais natural, os alimentos mantêm muito mais sabor e aroma do que os produtos provenientes da agricultura convencional.

5 – Nos produtos de origem animal são respeitados quer o equilíbrio psicológico dos mesmos, as qualidades da alimentação e sobretudo, as condições em que são criados. que se pretende sejam o mais próximo possível das condições Naturais.


6 – Fomento do desenvolvimento das zonas rurais e da sustentabilidade da economia dos mesmos, pois ao criar alternativas reais de trabalho e formas de economia local, contribui-se inevitavelmente para a fixação das populações rurais, sobretudo por ser a agricultura biológica mais exigente e absorvedora de mão de obra humana, por tentar ao máximo ser menos mecanizada.

7 – Benéfica para a água, quer pela não contaminação dos lençóis freáticos, como pelo esforço técnico de reduzir os consumos necessários ás culturas. Por outro lado e numa abordagem paralela, a própria gestão da paisagem e de cobertura e protecção natural de solos, tornam mais eficiente os sistemas de aproveitamento e retenção natural da água.

8 – Promove a Educação e Sensibilização Ambiental pela transmissão de conhecimentos, interesse e sensibilidade por parte da população, acerca dos processos naturais e do ambiente em geral, incentivando à cidadania participativa, esclarecida e consciente, que no seu dia a dia e hábitos quotidianos, estão contribuindo para a preservação e utilização sustentável dos recursos do planeta.


9 – Certificação e acompanhamento das produções– Os produtores seguem regras definidas e estabelecidas, havendo um controlo e também acompanhamento técnico, oferecendo aos consumidores uma garantia da qualidade dos produtos.

10 – Ausência de OGM, pois os organismos geneticamente modificados não são permitidos no modo de produção da agricultura biológica.















Comentários

Mensagens populares deste blogue

Louva-a-Deus como auxiliar na horta

ÁRVORES FLORESTAIS AUTOCTÓNES DA REGIÃO DA ESTREMADURA

PROPRIEDADES DE FRUTOS